Step, step-dancing ou stepping: o corpo preto como instrumento da própria dança


Stepping, step-dancing ou simplesmente step é uma dança, uma arte, criada por africanos nos Estados Unidos na década nos anos 1900s onde o corpo, através de passos marcados, palavras gritadas e palmas se torna o próprio instrumento que produz o som que será dançado. 

O step nasce da continuação da cultura milenar africana de se comunicar através dos sons e movimentos, o uso das botas que originalmente eram uma espécie de galocha e hoje mais se parecem com uma espécie de coturno, um dos ícones do step assim como as caretas e os movimentos com os pés, se dá pela proibição da bateria para sul-africanos, e tal sapato era utilizado pelos mineradores da época. O step se baseia em danças feitas pelas civilizações africanas e nas danças feitas por africanos no periodo escravista, e depois da 2º Guerra Mundial, foram introduzidos formações e movimentos militares. 

A cultura do step se consolida nas fraternidades e sororidades estado-unidenses em meados dos anos 1900s como uma dança ou até como ritual de passagem.

Como inspiração, o step se baseava nos passos dos grupos de R&B da época, como Tempations e The Four Tops, mas com o tempo fraternidades pretas utilizaram da dança como uma marca e como rituais de passagem de veterano para calouro, por exemplo.  
Dentro das faternidades, o step se consolida como cultura a partir dos "greek sings" ou sinais gregos. Esses sinais eram nada mais que o sinal de cada fraternidade que no começo era apenas para exaltar sua fraternidade ou sororidade com algum tipo de grito de guerra ou palavras de ordens. A adição de músicas junto com esses sinais e, consequentemente, adição de movimentos fizeram com que os greek sings se tornassem os greek shows, com competições estuduais e nacionais com premios e bonificações. 

Cada fraternidade possui seu sinal, seu canto e sua própria rotina de step e tudo isso é passado de geração a geração daquele grupo. As fraternidades pretas mais conhecidas e mais tradicionais são:

- Phi Beta Sigma, fundada em 1914,  localizada na Universidade de Howard. Seu lema é "Cultura pelo serviço e serviço pela humanidade". Suas cores são azul royal e branco.




- Zeta Phi Beta, fundada em 1920, também da Universidade de Howard. Seu lema é "Uma organização orientada a ação, consciente da comunidade". Suas cores também são azul royal e brano.



- Omega Psi Phi, fundada em 1911, da mesma universidade que as demais. Seu lema é "Amizade é essencial a alma". Suas cores são roxo royal e ouro velho.


- Alpha Phi Alpha, fundada em 1906, sendo a primeira fraternidade afro-americana a ser fundada. Diferente das outras, ela é da Universidade de Cornell. Seu lema é "Primeiramente, servos de todos, nós transcedemos todos". Suas cores são ouro velho e preto.



Sendo assim, hoje, o step é reconhecido mundialmente com competições na Coreia do Sul, por exemplo, tendo estourado nos EUA na década de 60 quando foram feitos filmes sobre a cultura do step e a dança fez parte da abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996. O step também já fez parte de desfiles do Fashion Week e de shows de grandes artistas como a Beyonce.


0 comentários