“Quem te ensinou a odiar a si mesmo” de Malcolm X

*Transcrição e tradução por Carol Correia das palavras de Malcolm X.


Quem te ensinou a odiar a textura do seu cabelo? Quem te ensinou a odiar a cor da sua pele de tal forma que você passa alvejante para ficar como o homem branco? Quem te ensinou a odiar a forma do nariz e a forma dos seus lábios? Quem te ensinou a se odiar do topo da cabeça para a sola dos pés? Quem te ensinou a odiar pessoas que são como você? Quem te ensinou a odiar a raça que você pertence, tanto assim que você não quer estar entre outros como você?

Não, antes de vir perguntar ao Sr. Muhammad se ele ensina ódio, você deve se perguntar quem lhe ensinou a odiar como Deus te fez. Nós ensinamos você a amar o cabelo que Deus lhe deu. Nós não roubamos, não jogamos, não mentimos e não enganamos. Isso também priva o governo da receita porque você não pode comprar uma garrafa de Whisky sem passar pelo selo do governo. Você não pode comprar um baralho de cartas sem passar pelo selo do governo. Aqui, o homem branco faz o Whisky, então o põe na prisão por ficar bêbado. Ele vende as cartas e os dados e o coloca na prisão quando ele o pega usando-os. Então ele está contra nós porque nós consertamos isso, de modo que ele não pode te pegar mais. Nós tiramos os dados de suas mãos e os cartões de suas mãos e o Whisky fora de sua cabeça.

A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra. A pessoa mais desprotegida na América é a mulher negra. A pessoa mais negligenciada na América é a mulher negra.
E, como muçulmanos, o honorável Elijah Muhammad nos ensina a respeitar nossas mulheres e a proteger nossas mulheres e a única vez que um muçulmano realmente é violento é quando alguém viola sua mulher. Vamos matá-lo pela nossa mulher. Estou deixando claro, sim. Vamos matá-lo pela nossa mulher. Nós acreditamos que se o homem branco fará o que for necessário para ver que a sua mulher obtenha respeito e proteção, então você e eu nunca seremos reconhecidos como homens até nos levantarmos de pé como homens e colocar a mesma pena sobre a cabeça de quem coloca suas mãos sujas na direção de nossas mulheres.




0 comentários