Precisamos falar sobre a saúde indígena
Colaboração de Kamilla Rodrigues
Vocês sabiam que ao menos 8,3 mil índios foram mortos na ditadura? Creio que a maioria nem sabia disso, né? Vocês aprendem isso na escola? Alguém já te informou sobre isso? Você ao menos se interessou em saber sobre a causa indígena nessa época? Bom, não se sinta mal se a resposta for "não", porque obviamente, você não é o único.
O bom é que temos a ferramenta de pesquisa na internet que facilita muita coisa, então vou colocar alguns links aqui para quem quiser se aprofundar no assunto:
- http://amazoniareal.com.br/comissao-da-verdade-ao-menos-83-mil-indios-foram-mortos-na-ditadura-militar/
- http://istoe.com.br/massacre-de-indios-pela-ditadura-militar/
- http://www.jovensindigenas.org.br/publicacoes/ditadura-militar-massacrou-povos-indigenas
- http://memoriasdaditadura.org.br/indigenas/index.html
Vocês sabiam que mês passado mais de 20 indígenas do amazonas que viviam isolados foram assassinados por garimpeiros ILEGAIS? Esse caso aconteceu tempo depois de outro ataque de garimpeiros que matou mais de vinte indígenas isolados da tribo Warikama Djapar, no Vale do Javari (este caso aconteceu em maio).
De acordo com os dados do projeto CACI, entre 2003 e 2014 um em cada dois casos de assassinatos de indígenas registrados no Brasil aconteceu no estado, que concentrou 54,8% das mortes de indígenas no país.
Aliás, vocês sabem o que é CACI?
CACI é Cartografia dos Ataques Contra Indígenas. A palavra "caci" também significa dor em guarani.
Vocês sabiam que eles fizeram um mapa mostrando o extermínio de indígenas nos últimos 30 anos? Segue por todo o país, seja na Amazônia, na Mata Atlântica ou zonas urbanas, 947 índios de etnias diferentes foram assassinatos entre 1985 e 2015.
"Um em cada dois assassinatos de indígenas registrados no Brasil entre 2003 e 2014 aconteceu no Mato Grosso do Sul. Estado tem a segunda maior população indígena e pior distribuição de terras"
"Estive em Mato Grosso do Sul visitando os parentes e realidade é bem dura. Hoje, os Guarani-Cayowaá, assim como todos os povos indígenas do Brasil, são vistos como um estorvo ao progresso"
Pra quem quiser ver o número de assassinatos em cada estado do Brasil, aqui tem um mapa mostrando: http://caci.cimi.org.br/#!/?loc=-13.068776734357694,-63.896484375,4
Vocês sabiam que igrejas evangélicas invadem (porque pra mim, isso é invasivo) tribos indígenas e evangelizam eles? Alguns não sabem nem falar português direito e são obrigados a andar com bíblia em baixo do braço, acontece batizado e tudo, eles são obrigados a se vestir porque de acordo com o pastor, é pecado andar nú.
Os indígenas tem a maior estatística de suicídio, a taxa é 3 vezes maior. Quase metade das mortes ocorrem entre 10 e 19 anos.
"Enquanto o Brasil registra 5,7 óbitos a cada 100 mil habitantes, o índice é de 15,2 na população indígena. E 44,8% das mortes ocorrem na faixa etária de 10 a 19 anos, ao contrário do panorama geral, em que os adultos de 20 a 39 anos respondem pela maior proporção dos registros."
Bom, eu poderia passar anos escrevendo sobre tudo que acontece com os povos indígenas que ninguém sabe ou ninguém se importa, mas eu passaria dias e dias escrevendo. Coloquei POUQUÍSSIMOS casos aqui só pra vocês refletirem um pouco, vocês realmente se interessam e ajudam todas as minorias? Algum de vocês já ajudou alguma tribo que foi expulsa de suas terras por fazendeiros? Vocês ao menos se interessam em pesquisar sobre? Vocês sabem o que se passa com a maioria de nós?
No começo do ano uma tribo no Mato Grosso foi invadido por capatazes de fazendeiros e tiverem 15 feridos e uma criança hospitalizada porque levou UM TIRO na cabeça, a tribo inteira foi colocada na rua e eles estavam dormindo na rua, fizeram uma vaquinha pra ajudar aquelas pessoas e quantos de vocês divulgaram isso? Aliás, algum de vocês ficou sabendo disso?
Indígenas são legais mas só no carnaval quando vocês se pintam como nós e usam nossas vestimentas, né? Indígenas são legais só pra ver documentário sensacionalista na televisão onde mostram como as tribos estão "modernas" usando celular e todo mundo acha isso engraçado. Vamos abrir um pouco os olhos e olhar pro lado? Juro que tem um turbilhão de coisas que vocês não fazem ideia de que tá acontecendo e está bem em baixo de seus narizes.
Eu vi um vídeo um tempo atrás que diz exatamente o que toda população indígena sente "Eles querem acabar com a gente para dominar nossas terras de vez, e continuar o processo que eles iniciaram em 1500."
Por incrível que pareça (ou não), a gente ainda continua nesse processo de colonização, a questão da violência contra indígenas permanece invisível à sociedade brasileira e os direitos aos territórios não são respeitados, onde nossas terras são sagradas, para eles é dinheiro. Acontece que isso tudo aqui é nosso, todas essas terras que vocês conhecem, é tudo espírito de nossos ancestrais, que morreram, lutaram e sofreram tanto pra que hoje tenhamos voz. Digo e repito, vocês podem tirar nossas terras mas nunca nos tirará nossa ancestralidade, nossa consciência e nosso orgulho de bater no peito e dizer que no nosso coração, pulsa o sangue indígena.
1 comentários
incrivel! escreve mais sobre isso? por favor?
ResponderExcluir