Se fantasiar de indígena NÃO É engraçado!
Texto colaborativo enviado por Kamilla Rodrigues
Carnaval está chegando e com isso o número de pessoas brancas passando vergonha, aumenta. Então gostaria de pedir encarecidamente para vocês, pessoas brancas, que não usassem cocar porque isso NÃO É ACESSÓRIO OU ENFEITE. Por favor, respeite a causa indígena e não ache que se vestir de índio é algo aceitável, porque não é, é racista.
Vamos começar a nos conscientizar, por favor?
Enquanto vocês acham divertido se fantasiar de nós, criança indígena tá bebendo água de POÇA na rua porque foi expulsa da aldeia por fazendeiros. Enquanto você tá pintando a cara e achando que fazer um risco vermelho no rosto não tem nada demais, em Brasília uma criança indígena levou spray de pimenta na cara, UMA CRIANÇA.
Morro dos cavalos em SC, é terra guarani e estão sofrendo ataques dos jurua kuery (não indígenas), 517 anos e a história se repete.
Em Mato Grosso algumas aldeias foram queimadas pelos capatazes dos fazendeiros e eles estavam morando na BR, pedindo esmola para sobreviver, as mulheres são estupradas e os homens apanham, uma criança levou um tiro na cabeça e ficou em coma.
Em troca de dar comida e medicação para as aldeias, as igrejas evangélicas batizam os indígenas e os fazem colocar roupa e os fazem acreditar que andar nú é pecado aos olhos de Deus.
Mês passado um pastor postou em sua rede social fotos de BATISMO dos indígenas, 35 ao todo, mais 35 foram vítimas desse massacre cultural e a FUNAI não fez nada, e isso também aconteceu em Mato Grosso.
Parem de querer matar nossa cultura, parem de querer comercializar nossa cultura, ser indígena não é fantasia, ser indígena não é pintar a cara e sair na rua durante os 4 dias de carnaval e depois viver a vida normal. Vocês não sofrem agressão, apagamento, não sofrem por terem suas terras tomadas então parem de querer agir como nós como se isso fosse aceitável. Tá na hora de começar a ter consciência de que indígenas são pessoas REAIS e não personagens que vocês leem em livros do folclore brasileiro.
5 comentários
No meio do ano passado uma pequena aldeia que situava-se no meio da floresta pegou fogo por inteiro aqui no mato grosso. A queimada foi tão intensa que mal dava pra respirar na minha cidade (100km de distância), e imagino o que os indígenas sofreram com isso. Muitos ficaram sem lar, perderam tudo, e até mesmo os animais da floresta migraram pra cidade (teve bicho na rua e tudo mais, na varanda da minha casa 2 urubus pousaram). Enfim, é falta de alteridade e empatia imensa com os indígenas, eu nem sabia que ainda haviam brancos que se fantasiavam assim.
ResponderExcluirRacistas são vocês quando dizem "pessoa branca", sou negro e não tenho esse racismo todo com os brancos. Não é porque eu vá me vestir de alienigena que vou ser racista com os alienigenas, coitados, perderam o planeta deles e vieram pra ca... Poupa-me.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO movimento é foda, muito bom, nós precisamos disso. Mas reduzir pessoas pela cor da pele ("pessoas brancas", que aliás, podem ser descendentes) é muito burro (pra não dizer ridículo). Não se pode culpar as pessoas de hoje pelo o que os colonizadores fizeram no passado, isso não é combater a intolerância, é dar mais e mais munição pra intolerância.
ResponderExcluir